Home / Notícias / As experiências de quase morte

As experiências de quase morte

Experiências de quase morte (EQM), nas quais o paciente sai do próprio corpo e observa a si mesmo deitado na mesa de operações; ou estados alterados de consciência, em que realidades "coletivas" são alcançadas, vêm ocorrendo com uma seqüência cada vez maior. São experiências que apontam para a idéia de uma mente não-localizada.

Dossey inicia seu livro Reencontro com a Alma relatando um caso ocorrido com uma paciente chamada Sarah, que durante uma cirurgia havia percebido, com incrível profusão de detalhes, toda a ação ocorrida na sala de operações. Depois de recobrar os sentidos, ela pôde assinalar o fato, normalmente imperceptível, de que o anestesista estava usando meias de cor diferente. Eis agora o detalhe mais estarrecedor: Sarah era cega de nascimento.

Estatísticas dão conta de que, somente nos EUA, cerca de oito milhões de pessoas já passaram por experiências semelhantes. Um número significativo, que refuta o argumento segundo o qual esses fenômenos não passam de frutos das "relações complexas dos neurônios dentro do sistema nervoso central superior", como explica o jargão médico. Dossey vai, então, acumulando argumentos como esses para concluir que a mente humana seria não-localizada, e estaria fora do corpo. Ele pondera ainda que, mesmo se insistirmos, como fazem alguns, na localização da mente na parte superior do crânio humano, incorreremos em erro.

Um dos maiores pesquisadores das experiências de quase morte na atualidade é o médico psiquiatra norte-americano Dr. Raymond A. Moody Jr. de cujas obras "Luz do Além" e "Vida Depois da Vida" retiramos o seguinte relato.

Os elementos da EQM

Estabeleci um conjunto de nove elementos que definem uma tal experiência. Consegui isso entrevistando centenas de pessoas e examinando cada um desses episódios singulares, em busca de traços comuns.

Em Vida Depois da Vida, disse eu que jamais encontrei alguém que tivesse experimentado todos esses elementos, durante uma EQM. Mas, depois que escrevi aquele livro, já entrevistei mais de mil pessoas que passaram por uma EQM e encontrei várias cujos relatos eram "completos" pois continham todos os nove elementos.

É importante observar que nem todas as pessoas que passaram por uma EQM exibem todos os sintomas que se seguem. Algumas podem ter um ou dois; outras, cinco ou seis. É a presença de um ou mais desses elementos que define uma experiência de quase-morte.

Muitas pessoas não se dão conta de que a experiência de quase-morte que estão tendo nada tem a ver com a morte. Elas descobrir-se-ão flutuando acima de seus próprios corpos, olhando para ele, de uma certa distância, sentindo um súbito medo e/ou confusão. Espantadiças, indagar-se-ão: "Mas como é que posso estar aqui em cima, olhando para mim mesmo lá em baixo? Isso não faz nenhum sentido para elas e, em conseqüência, tornam-se bastante confusas."

Neste ponto, podem até mesmo, não reconhecer o corpo físico para o qual estão olhando como sendo o seu.

Uma pessoa contou-me que, enquanto permanecia fora do seu corpo, passou pela enfermaria de um hospital militar e ficou espantado ao ver que ali havia muitos jovens de sua idade, que se pareciam muito com ele. Ficou olhando para aqueles diferentes corpos, tentando adivinhar qual era o seu.

Outra pessoa que sofreu um horrível acidente, no qual perdeu dois dos seus membros, lembra-se de ter-se inclinado sobre a mesa de operação de haver sentido pena do corpo mutilado, ali estendido. Então, percebeu que era ele!

Neste ponto da experiência as pessoas geralmente sentem medo; mas, depois isso dá lugar a uma perfeita compreensão do que está acontecendo. Elas podem compreender o que os médicos e as enfermeiras estão dizendo um para o outro (mesmo quando não possuem nenhum treinamento médico formal, o que é mais (freqüente), mas, quando procuram falar com eles, ou com outros ,presentes, ninguém é capaz de vê-las ou ouvi-las.

Paz e Ausência de Dor

Enquanto o paciente ainda está no seu corpo, ele pode, com freqüência sentir uma intensa dor. Quando, porém, as "amarras', são cortadas, predomina uma verdadeira sensação de paz e, tranqüilidade.

A Experiência de Estar Fora do Corpo

Freqüentemente, no momento em que o médico diz "Nós o perdemos", o paciente experimenta uma completa mudança de perspectiva. Ele tem a sensação de estar flutuando, vendo o seu próprio corpo, lá embaixo.

A Experiência do Túnel

A experiência do túnel ocorre, geralmente após a separação corporal. Até escrever Vida Depois da Vida, eu não havia percebido que é apenas depois que as pessoas passam pela experiência da libertação das "amarras" e da saída do corpo que elas, realmente, começam a dar-se conta de que sua experiência tem alguma coisa a ver com a morte.

Neste ponto, um portal ou túnel abre-se diante delas e elas são propelidas para a escuridão. Começam a percorrer essa região sombria e, no final, deparam-se com uma luz brilhante.

As descrições são muitas, mas a sensação do que está acontecendo é sempre a mesma: a pessoa está atravessando uma passagem em direção de uma luz intensa.

Seres de Luz

Uma vez atravessando o túnel, a pessoa geralmente se encontra com seres de luz. Estes seres não são formados por uma luz comum. Eles brilham com uma bela e intensa luminescência, que parece permear tudo e fazer a pessoa transbordar de amor. De fato, alguém que passou por esta experiência disse: "Eu poderia descrever isto como 'luz' ou amor - não importa; continuaria significando a mesma coisa." Outros disseram que era quase como ser encharcado por uma tempestade de luz.

As pessoas também descreveram essa luz sendo muito mais brilhante do que qualquer outra que conhecemos na terra. Mas que, mesmo assim, apesar de seu intenso brilho, ela não fere os olhos. Pelo contrário, é uma luz quente, vibrante e viva.

Nesta situação, é freqüente as pessoas que se acham numa EQM encontrarem-se com amigos e parentes que já faleceram.

Geralmente, dizem que esses seres possuem corpos semelhantes e tão indescritíveis quanto os delas.

O Ser de Luz

Depois de encontrar vários seres de luz, aqueles que estão passando por uma EQM geralmente se deparam com um supremo Ser de Luz. Com freqüência, as pessoas que possuem formação cristã descrevem-no como sendo Deus, ou Jesus. Aqueles com outras orientações religiosas podem chamá-lo de Buda, ou Alá. Mas outros disseram que não se trata nem de Deus, nem de Jesus, mas, de qualquer forma, de alguém com um ar extremamente santo.

Seja ele quem for, este Ser irradia amor e compreensão absolutos. Tanto que a maioria das pessoas sente o desejo de ficar junto dele para sempre.

Mas elas não podem. Neste ponto são informadas, geralmente pelo Ser de Luz, que têm de retornar para os seus corpos terrestres. Antes, porém, é tarefa dele conduzi-las por uma recapitulação de suas vidas.

A Recapitulação

Quando ocorre essa recapitulação da vida da pessoa, o cenário físico em torno desaparece por completo. Em seu lugar, emerge uma recapitulação panorâmica, colorida e tridimensional, de todos os atos que a pessoa cometeu na sua vida.

Isto normalmente acontece na perspectiva de uma terceira pessoa e num tempo completamente diferente daquele que conhecemos. A melhor descrição que ouvi deste episódio foi a de que toda a vida pessoal ressurge instantaneamente.

Nesta situação, a pessoa não apenas vê todas as ações por ela perpetradas, mas, também e de imediato, percebe os efeitos de cada uma delas sobre a vida dos demais.

Assim, por exemplo, se eu me vejo cometendo um ato odioso, então, na mesma hora, estou na consciência da pessoa por ele atingida, de modo que posso sentir sua tristeza, sua dor e seu pesar.

Por outro lado, se pratico um ato generoso, então fico, imediatamente, no lugar daquele que o recebeu, podendo sentir a mesma alegria e felicidade.

Durante todo esse evento, o Ser permanece ao lado das pessoas, indagando-lhes sobre o bem que fizeram em suas vidas. Ele ajuda-as a realizar essa recapitulação e a colocar em perspectivas todos os acontecimentos de suas vidas. Todos aqueles que passaram por esta experiência retornaram acreditando que a coisa mais importante de suas vidas é o amor. E, para a maioria delas, a segunda coisa em grau de importância na vida é o conhecimento. Enquanto aprendem, revendo cenas de suas próprias vidas, o Ser observa que uma das coisas que se pode levar depois da morte é o conhecimento. A outra é o amor.

A Rápida Ascensão Para o Céu

Devo assinalar que nem todos aqueles que têm uma EQM conhecem a experiência do túnel. Alguns relatam uma "experiência flutuante", durante a qual ascendem rapidamente para o céu, vendo o universo de uma perspectiva até aqui reservada aos astronautas e satélites.

Relutância em Retornar

Para muitas pessoas, uma EQM constitui um evento de tal modo prazeroso que elas não mais desejam retornar. Por isso, é freqüente ficarem zangadas com seus médicos, por trazê-las de volta.

Diferenças de Tempo e Espaço

Além desses nove elementos, as pessoas que passam por uma EQM dizem que a noção de tempo é enormemente comprimida, nada tendo a ver com a dos nossos relógios. A descrição que geralmente dão é a de "estarem na eternidade". Uma mulher, quando lhe perguntei quanto tempo durara a sua experiência, respondeu-me: "Você poderia dizer que durou um segundo ou que foram dez mil anos. Isto não faria a menor diferença".

Os limites impostos pelo espaço na nossa vida cotidiana são, freqüentemente, rompidos durante uma EQM. No curso da experiência, caso a pessoa deseje ir para algum lugar, geralmente basta que ela pense que está lá. Algumas pessoas contaram que, enquanto estavam fora de seus corpos, observando os médicos trabalharem na sala de operações, podiam ir ver seus parentes na sala de espera, e que, para isso tudo o de que precisavam não passava de querer.

Reuni diversos exemplos de indivíduos que tiveram experiências de separação do corpo, durante o ressuscitamento, e que foram capazes de sair da sala de operações, para observar seus parentes, em outras dependências do hospital.

Uma mulher abandonou o corpo e foi até à sala de espera, onde viu que sua filha pequena estava usando peças de um conjunto xadrez, que não combinavam.

Fonte: Plenitude.com.br